PRP é a sigla para Plasma Rico em Plaquetas. Ele já é utilizado na medicina por diversas especialidades e seu uso na cirurgia plástica está se expandindo devido ao crescente número de publicações científicas respaldando sua aplicação e seus resultados.
O PRP é obtido através da coleta de sangue do próprio paciente. O sangue é preparado pelo médico de uma forma que separa seus componentes, depois aspira em uma seringa a parte do plasma que contém mais plaquetas e fatores de crescimento. É essa porção coletada que será utilizada para os diversos tratamentos médicos.
É um tratamento biológico, natural e obtido do próprio organismo do paciente.
O Dr. Juliano Trufino participou de um livro sobre o uso do PRP em tratamentos estéticos faciais. Confira esse e outros livros com sua participação na seção Participação em Livros desse site.
Estímulo de colágeno: pode ser utilizado em pacientes de todas as idades para estimular a formação de colágeno. Atua por promover a proliferação dos fibroblastos (células produtoras de colágeno) e estimular a sua função.
Rejuvenescimento cutâneo: atua na reversão dos efeitos do envelhecimento sobre a pele. Isso ocorre devido ao aumento na produção de colágeno, aumento da produção de matriz extracelular, estímulo para renovação celular, recuperação da espessura da derme. Tudo isso promove a melhora da qualidade, turgor, firmeza, hidratação e luminosidade da pele.
Prevenção do envelhecimento (anti-aging): o efeito bioestimulador sobre a pele pode ajudar na preservação das características da juventude e no retardo do aparecimento dos sinais do envelhecimento.
Por ser um produto natural e biocompatível, pode ser utilizado em qualquer local do corpo. Os ortopedistas, por exemplo, usam nas articulações e até em fraturas, com excelentes resultados. Na cirurgia plástica, os lugares mais comuns de se tratar são: face, pálpebras, pescoço, couro cabeludo, colo (parte superior do tórax) e mãos.
Primeiro, o doutor coleta sangue do próprio paciente, depois faz o preparo por centrifugação e, finalmente, coleta o chamado PRP. Distribui em pequenas seringas e pode aplicar de duas formas:
- Injeção direta com pequenas seringas
- Aplicação na superfície da pele, através de Microneedling (microagulhamento)
A opção mais utilizada pelo Dr. Juliano Trufino é a associação com o Microneedling pelos seguintes motivos:
- Utiliza a Dermapen, um dispositivo que contém várias microagulhas, que
se movimentam muito rapidamente, reduzindo bastante o desconforto da(o)
paciente durante a aplicação.
- O paciente faz dois tratamentos de uma só vez, sendo que um
potencializa o efeito do outro, aproveitando os benefícios de ambos.
- Hidratação da pele
- Protetor solar
- Evitar calor e sol
- Dieta rica em proteínas, vitamina C e água
O tratamento ativa propriedades de autocura, autorreparação e autorregeneração do organismo, ou seja, quem vai produzir os resultados é o próprio organismo, no seu tempo, através de uma resposta biológica.
Por isso, os efeitos levam pelo menos 60 dias para começar a aparecer. O resultado vai melhorando aos poucos, ao longo de até 1 ano.
- O tratamento consiste em um estímulo para que o próprio organismo gere
a resposta e os resultados. Por isso, os resultados variam, dependendo da
resposta de cada pessoa.
- A resposta do organismo é lenta e, embora algum efeito já possa ser
observado a partir de 2 meses, o resultado final só pode ser observado
após 1 ano.
- Existem pacientes que não respondem ou respondem pouco ao
tratamento.
Esse tratamento faz parte da Otimização Facial. Clique para
saber mais.