Microneedling ou microagulhamento é um tratamento da superfície da pele que utiliza um instrumento chamado Dermapen para causar microperfurações na pele.
É também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno, por ser essa uma das suas maiores indicações. Nos Estados Unidos e na Europa é também chamado de Vampire Lift.
O Dr. Trufino participou de um livro chamado “PRP e Microagulhamento em Medicina Estética” que trata desse assunto.
- Bioestimulação de colágeno
- Melhora da qualidade da pele
- Retardo do aparecimento dos sinais do envelhecimento
- Rejuvenescimento facial
- Cicatrizes de acne
- Cicatrizes em geral
- Estrias
- Clareamento de manchas
- Estimulação dos cabelos e da barba
O tratamento é feito com a Dermapen, um instrumento elétrico que permite o encaixe de um cartucho contendo microagulhas em sua ponta. A Dermapen movimenta essas microagulhas em sentido vertical, por isso, as microperfurações são feitas perpendicularmente à pele e de forma bastante rápida. Como as agulhas são muito pequenas, o movimento é rápido e a força de pressão é distribuída entre várias microagulhas, o procedimento se torna mais confortável e muito mais eficaz do que quando se utilizava o Dermaroller.
A Dermapen permite escolher o número de microagulhas, a profundidade de penetração e a velocidade do movimento para que o tratamento seja customizado para cada paciente. Como os movimentos são controlados pela máquina, a velocidade e a profundidade do tratamento se mantêm constantes, gerando resultados mais uniformes.
O tratamento é feito no consultório sob anestesia tópica.
O tratamento por si só já gera resultados devido ao efeito de estímulo mecânico. Além disso, a aplicação de medicamentos ou de plasma rico em plaquetas em conjunto com o microagulhamento, potencializa seus efeitos, melhorando resultados e acelerando a cicatrização da pele.
O médico aplica o medicamento sobre a pele e depois passa a Dermapen por cima. Quando as agulhas penetram, levam consigo os medicamentos para dentro do organismo. Os micro- orifícios criados, ficam abertos por, pelo menos, mais 24 horas após o procedimento; por isso, o paciente ainda pode continuar aplicando os produtos em casa para que uma maior quantidade dele seja absorvida pela pele.
Os princípios ativos mais utilizados são: plasma rico em plaquetas, vitamina C, ácido hialurônico, estimulantes da pele, estimulantes do crescimento capilar e clareadores cutâneos.
A associação mais utilizada é com o plasma rico em plaquetas (PRP), um composto orgânico, natural, que contém muitos fatores de crescimento e é obtido a partir do próprio sangue do paciente.
Isso é definido individualmente para cada caso, mas, em geral, são indicadas 3 sessões com um intervalo de, pelo menos, 1 mês entre elas.
Depois desse tratamento inicial são programadas sessões de manutenção, que podem ser semestrais ou anuais.