Fale
Conosco
Acompanhe nas mídias sociais

Mamas: Aumento com Gordura




O aumento das mamas com injeção de gordura foi um dos maiores avanços da cirurgia plástica moderna. Também chamada de Lipoenxertia das Mamas, Lipofilling das Mamas, Enxerto de Gordura nas Mamas ou Mamoplastia de Aumento com Gordura.

O Lipofilling das Mamas consiste na coleta de gordura de qualquer local do corpo onde ela esteja sobrando para injetá-la nas mamas. Uma cirurgia pouco invasiva, sem cortes, sem descolamentos e com rápida recuperação. Tem a grande vantagem de usar apenas o tecido do próprio corpo, que é natural, orgânico e completamente biocompatível.

As mamas são naturalmente compostas por glândula mamária e gordura. Ou seja, a injeção de gordura apenas adiciona um tecido que já faz parte de sua composição.

Essa é a opção de aumento das mamas com os resultados mais naturais.



Lipoenxertia: sucesso ao longo do tempo

O primeiro contato do Dr. Juliano Trufino com a técnica foi em 2012, no Instituto Europeu de Oncologia em Milão, na Itália. Lá, eles já faziam há algum tempo a reconstrução das mamas com gordura. Mesmo quando a mulher tinha perdido toda a mama por um câncer, era possível reconstruí-la totalmente com uso da injeção de gordura. O Dr. Trufino ficou impressionado e animado com os resultados e, como já usava o Lipofilling para aumento dos glúteos há bastante tempo, assim que voltou ao Brasil, começou a usar o procedimento também nas mamas.

Diversos estudos científicos comprovaram sua eficácia e segurança também para aumento mamário estético, e a técnica ganhou o mundo. Diversos centros de pesquisa americanos criaram protocolos e formas de utilização da gordura e os cirurgiões plásticos brasileiros deram um toque de detalhes e aprimoramentos estéticos típicos das cirurgias brasileiras.

Os cirurgiões plásticos brasileiros já dominavam o uso da gordura para lipoenxertia há muito tempo, porque no Brasil já se faz injeção de gordura nos glúteos há muitos anos - com excelentes resultados e durabilidade de longo prazo. O Lipofilling para a face também já era feito antes de se começar a usar nas mamas e todo esse conhecimento facilitou a integração desse tipo de cirurgia às plásticas mamárias.



Vantagens do Lipofilling para aumento das mamas

Existem muitas vantagens do uso da gordura para aumento das mamas:

- A gordura é um material natural, orgânico, biológico e vivo.
- A gordura é proveniente do corpo da própria pessoa.
- O tecido adiposo é rico em células-tronco, células mesenquimais e fatores de crescimento que podem melhorar a qualidade dos tecidos onde é injetado; principalmente, a qualidade da pele.
- A cirurgia tem benefício duplo: melhora o contorno das mamas e também das áreas de onde a gordura foi coletada.
- Maior liberdade para esculpir a mama, porque a gordura é transformada em uma “pasta”, que o cirurgião injeta da forma que considera mais adequada.
- Cirurgia sem cortes e sem descolamentos: todo o processo é feito através de pequenos orifícios, cânulas finas e micro cânulas.
- Pós-operatório com poucas limitações.
- Rápida recuperação, com retorno precoce às atividades cotidianas.
- Dispensa uso de materiais estranhos ao organismo, como o implante de silicone.
- Não precisa de trocas ou manutenções.
- Possibilidade de associação com uso de implante de silicone (Técnica Híbrida).
- Pode ser usado para quem precisou retirar um silicone (Explante).
- Pode ser usado para reconstrução das mamas.



Para quem é indicada essa cirurgia?

A Lipoenxertia das mamas está indicada para:

- Aumento das mamas
- Melhora do formato das mamas
- Melhora da simetria mamária
- Correção de flacidez pequena das mamas e alguns casos de flacidez moderada
- Associação com uma Mastopexia em casos com flacidez mais severa
- Uso em conjunto com implante de silicone para maior naturalidade
- Correção de problemas com silicone como: Rippling (dobras visíveis), irregularidades, depressões e assimetrias
- Explante de silicone: quem precisa remover os implantes de silicone pode receber injeções de gordura para reconstrução das mamas
- Reconstrução das mamas pós-mastectomia: reconstrução depois do tratamento do câncer de mama.
- Melhorar a qualidade da pele danificada por radioterapia (devido ao conteúdo de células- tronco, células mesequimais, fatores de crescimento que existe na gordura)
- Melhora do contorno corporal como um todo: a gordura é retirada de onde está sobrando e colocada onde está faltando.



Os resultados são os mesmos de um implante de silicone?

Não, os resultados da Lipoenxertia e do Implante de Silicone são totalmente diferentes. A gordura proporciona resultados muito mais naturais e mantém a consistência normal das mamas.



Quais as Limitações?

A maior limitação é a necessidade de existir acúmulo de gordura suficiente em algum lugar do corpo para que o cirurgião plástico possa fazer a coleta.

A gordura não pode ser injetada dentro da glândula mamária. O cirurgião injeta em cima da glândula (no subcutâneo), ao redor da glândula, abaixo da glândula, dentro do músculo e abaixo do músculo.

A gordura deve ser injetada em túneis bem estreitos de 1,8 a 2 milímetros para garantir a sua sobrevivência. É como se o cirurgião colocasse finos espaguetes de gordura nas mamas. Esses túneis não podem se comunicar uns com os outros e precisam estar um pouco distantes entre si para que não se formem lagos de gordura.

A mama não pode ficar tensa, porque o excesso de pressão também prejudica a sobrevivência das células enxertadas.

Por esses motivos existe um limite de volume que pode ser injetado em uma única sessão. Por isso, pode ser necessária mais de uma sessão.



É possível criar mamas grandes com o Lipofilling?

Sim, é possível criar mamas com diversos volumes e diferentes formatos.

Para isso é necessário ter quantidade suficiente de gordura acumulada em outros locais do corpo.

Além disso, como descrito acima, existem limites de volumes que podem ser injetados em uma única sessão. Para pacientes que desejam mamas bastante volumosas, geralmente é necessário planejar mais de uma sessão.

Cada sessão deve ser feita com intervalos de 3 meses entre elas. Não existe um número máximo de sessões, uma vez que o procedimento pode ser repetido quantas vezes for necessário.

Quando é planejada mais de uma sessão, o cirurgião decide quais áreas doadoras serão usadas em cada uma delas, porque precisa guardar áreas com gordura suficiente para as próximas sessões.



Pode usar gordura de uma pessoa para injetar em outra?

Essa pergunta é muito comum e a resposta é: não. A gordura é um tecido biológico e é específica para cada pessoa. A cirurgia só pode usar a gordura retirada do próprio corpo da(o) paciente.



O que fazer em pessoas muito magras que não têm área doadora?

Existem pesquisas científicas nas quais uma pequena quantidade de gordura é coletada e, depois, em um laboratório, as células são estimuladas e se multiplicar. A intenção é produzir grandes quantidades de gordura a partir de poucas células adiposas, o que permitirá o uso da Lipoenxertia de Gordura mesmo em pessoas muito magras.

Esse processo é chamado de Engenharia de Tecidos e, no momento, só existe em laboratórios de pesquisa. Acredita-se que em mais alguns anos estará disponível para uso na prática clínica.

No momento, os cirurgiões plásticos podem oferecer para as pessoas que não apresentam gordura suficiente o aumento com implante de silicone.




Como é feita a cirurgia?

O Dr. Juliano Trufino vai ouvir os desejos de cada paciente, fazer um exame físico minucioso e criar um plano de tratamento. A cirurgia pode ser feita em apenas uma ou em várias sessões.

Quando se planeja mais de uma sessão, o cirurgião plástico decide qual será a região de coleta em cada uma delas, a fim de preservar a área doadora para as cirurgias futuras.

A gordura é coletada através de uma Lipoaspiração e deve seguir todos os cuidados de segurança descritos na página Lipo Segura. Clique para saber mais.

Quando essa cirurgia é realizada para coletar gordura, deve ser ainda mais delicada e suave que numa lipoaspiração tradicional. O cirurgião deve tratar as células com muito carinho e cuidado para preservar sua vitalidade.

A Lipoaspiração pode ser bem pequena, apenas para coletar a quantidade de gordura necessária, ou pode ser completa para melhorar o contorno corporal como um todo.

Os passos cirúrgicos são:

- Coleta da gordura através de pequenos orifícios e cânulas finas.
- Preparo da gordura no próprio centro cirúrgico. Esse preparo pode ser feito de diversas formas, sendo as mais comuns a centrifugação ou lavagem e decantação. O cirurgião possui máquinas e equipamentos próprios para isso.
- A gordura preparada é dividida em pequenas seringas.
- A gordura é injetada nas mamas em diversas camadas através de micro cânulas.

O processo é bastante artesanal e exige muita habilidade. O Dr. Juliano Trufino costuma comparar essa cirurgia ao trabalho de um artista esculpindo uma obra de arte.



Associação com outras cirurgias

A Lipoenxertia pode ser associada a outras cirurgias, contanto que o tempo cirúrgico não fique muito excessivo. Isso será determinado individualmente na consulta com cada paciente.

As associações mais comuns são com cirurgias da mama, como:

- Implante de silicone
- Mastopexia (tratamento da flacidez)
- Explante (retirada de implantes de silicone)
- Reconstrução das mamas



Mamoplastia de Aumento Híbrida

A chamada Técnica Híbrida, Mamoplastia Híbrida ou Mastoplastia Híbrida é a associação do Lipofilling com Implante de Silicone.

As duas cirurgias podem ser feitas no mesmo dia ou em procedimentos distintos.

Essa associação proporciona os benefícios das duas técnicas e permite resultados mais naturais.

A Mastoplastia Híbrida é bastante indicada quando existe muita assimetria mamária, ou seja, mamas muito diferentes um lado do outro. É sempre muito melhor usar silicones do mesmo tamanho dos dois lados e compensar a diferença com gordura ou com uma Mastopexia. Assim é possível deixar as mamas mais parecidas.

Outra boa indicação é para mulheres com mamas muito pequenas, que com o uso da Mamoplastia Híbrida evitam a necessidade de se colocar o implante de silicone embaixo do músculo (uma cirurgia mais agressiva e com mais complicações).



A gordura injetada é absorvida?

Com a técnica correta para coleta, preparo e injeção, a taxa de reabsorção costuma ser baixa, por volta de 30%. Essa cirurgia usa células vivas e, por isso, os resultados são bastante variáveis. Vão depender muito das características e das respostas de cada organismo.

A gordura injetada permanece igual para sempre?

A Lipoenxertia (Lipofilling) é uma manipulação de células vivas. O cirurgião plástico coleta essas células de um local e as transfere para outro, assim, continuam a se comportar de forma natural. Ou seja, se a pessoa engordar, elas vão aumentar de volume, e se a pessoa emagrecer, elas vão ter seu volume reduzido. Portanto, o resultado vai variar ao longo do tempo com a flutuação de peso da pessoa, como ocorre com o tecido adiposo do corpo inteiro.



Quando surgem os resultados?

O resultado do Lipofilling segue sempre um ciclo de eventos biológicos.

Logo após a cirurgia, existe um grande aumento de volume do local que recebeu a injeção.

Esse volume é uma soma do inchaço, da solução de preparo utilizada durante a cirurgia e das células de gordura.

Por volta de 2 meses, o inchaço e a solução são absorvidos e isso causa a primeira redução de volume.

Depois de mais 1 a 3 meses, as células de gordura, que são como saquinhos cheios de óleo, perdem seu conteúdo (esse óleo) e têm seu volume reduzido. Isso leva à segunda redução de volume.

Esse processo acontece porque as células passam por um estresse ao serem transportadas de um local para outro do organismo. Elas fazem esse processo para reduzir seu consumo de energia e garantir sua sobrevivência. Ou seja, embora tenham reduzido seu tamanho por terem perdido o conteúdo lipídico, elas permanecem vivas.

Depois de 1 ano do procedimento, as regiões operadas já passaram por todas as fases da cicatrização e seu metabolismo retorna ao normal. Nessa fase, as células transplantadas estão bem adaptadas ao seu novo ambiente e, então, podem começar a coletar gordura da corrente sanguínea novamente.

Depois de 1 ano da cirurgia, a região que recebeu o enxerto de gordura passa a aumentar seu volume novamente. Por isso, a avaliação do resultado final deve ser feita apenas depois desse período.



O Pós-Operatório é mais tranquilo que o do Implante de Silicone?

Sim. Como nessa cirurgia não são feitos cortes, descolamentos e não se usa materiais estranhos ao corpo, a recuperação é mais rápida e tem menos limitações.



Como garantir a segurança e os melhores resultados?

Para isso, é necessário seguir os “10 Passos para uma Lipoaspiração Segura”, que foram descritos na página Lipo Segura. Clique para saber mais.




Londrina-PR
Rua Borba Gato, 785 - Jardim América
(43) 3324-2907
São Paulo-SP
Unidade Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 5º andar Vila Olímpia
São Paulo-SP
Unidade Angélica
Av. Angélica, 2491, 9º andar - Consolação