A Lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas pelos cirurgiões plásticos em todo mundo. Ela retira gordura de qualquer parte do corpo através de pequenos orifícios, cânulas finas e delicadas.
Foi criada em 1979 e ganhou popularidade rapidamente. Fez sucesso entre as celebridades e logo ganhou o gosto de todos, tornando-se o sonho de consumo de muitos. Homens e mulheres de todas as idades e de todos os países procuram os cirurgiões plásticos para realizá- la.
Como a Lipoaspiração está muito associada à mídia, todos os anos são criados novos nomes para estimular o marketing para divulgá-la. Cada nome diz respeito a apenas pequenas modificações e refinamentos da técnica original, entre eles: Lipo, Lipoescultura, Minilipo, Hidrolipo, Lipo Light, Lipo a Laser, Lipo VASER, LipoHD, Lipo LAD, entre outros.
A lipoaspiração exige muito conhecimento técnico e treinamento. É uma das plásticas mais associada às artes, porque o cirurgião plástico literalmente consegue esculpir o tecido adiposo. Exige muita habilidade e um certo dom, ou seja, não é uma cirurgia que qualquer um consegue fazer com maestria.
O Dr. Juliano sempre diz: “Os movimentos do cirurgião, ao executar uma Lipo, devem ser delicados e ter a mesma leveza de um músico tocando um violino”. O cirurgião movimenta a cânula com delicadeza e sem pressa, esculpindo a gordura com movimentos suaves e calmos. As cânulas são finas (2 a 3mm) e possuem a ponta boleada, o que garante muita segurança ao procedimento. “O cirurgião precisa gostar de fazer lipo e se divertir com o processo”, completa o Dr. Juliano.
- Remoção de gordura localizada. Trata aquelas gordurinhas resistentes, que mesmo com uma
vida saudável, alimentação correta e exercícios físicos, teimam em não desaparecer.
- Coleta de gordura para Lipoenxertia: a gordura coletada pode ser injetada em locais como a
face, glúteos e mamas.
- Refinamento de outras cirurgias, podendo ser associada a qualquer plástica, como, por
exemplo: Abdominoplastia, Mamoplastia e Face Lift.
- Tratamento de Ginecomastia
- Tratamento de Lipoma
Não está indicada para emagrecimento. Ela é uma cirurgia de contorno corporal, ou seja, ela modela o corpo, sem ter o objetivo de levar a perda de peso. Pode ser feita em uma pessoa acima do peso ideal, contanto que ela entenda que o objetivo será melhorar a forma do corpo e não a transformar em uma pessoa magra.
Não deve ser realizada quando existe flacidez na área. Nesse caso, a cirurgia indicada deve incluir a remoção do excesso de pele e reforço da musculatura, como uma abdominoplastia (no caso da barriga).
Como é realizada através de pequenos orifícios, ela deixa apenas pequenas cicatrizes, que são posicionadas em locais estratégicos para que fiquem o mais imperceptíveis possível.
O tipo de anestesia vai depender da quantidade de gordura que se planeja retirar, das áreas que serão tratadas e do estado de saúde de cada paciente. Todos os tipos de anestesia são possíveis, e isso será determinado individualmente, de acordo com cada paciente.
Isso é um engano, que se divulgava no passado, quando se achava que as células de gordura não se multiplicavam. Hoje sabemos que o tecido adiposo (gordura) é rico em células-tronco, portanto, se a pessoa não seguir uma alimentação saudável e exercícios físicos, ela vai engordar novamente e pode perder completamente os resultados da cirurgia.
Lipoescultura é a retirada de gordura de uma área corporal para ser injetada em outra área, podendo, dessa forma, modelar o corpo como se o cirurgião estivesse “esculpindo uma obra de arte”. A injeção de gordura para contorno corporal é chamada Lipoenxertia, descrita em outra página aqui do site.
Existem diversas formas de se realizar uma Lipoaspiração, sendo que o cirurgião deve optar por aquela que tiver maior experiência, a que considera mais adequada a cada caso e que acredita que vá garantir maior segurança à/ao paciente.
O Vibro Lipo, Lipo a Laser (SmartLipo), Lipo Ultrassônica, MicroAire e VASER são exemplos de aparelhos que podem ser utilizados para facilitar o trabalho do cirurgião.
Essas máquinas não são técnicas, são apenas instrumentos. Não são essenciais e não alteram o resultado final. Até o momento, não existe nenhuma evidência científica que comprove alguma superioridade, devendo ser utilizadas com cuidado, e de acordo com a necessidade de cada caso. O que faz a diferença não é a máquina e, sim, a mão do cirurgião, que deve ser experiente, caprichoso, calmo e dedicado.
Todos os anos são criados novos nomes para o marketing da Lipoaspiração, mas tudo o que remove gordura através de pequenos orifícios e cânulas finas é uma Lipoaspiração e precisa seguir todos os cuidados de segurança. Não importa se será retirada uma quantidade muito pequena de gordura, ou se será abordada apenas uma pequena área do corpo. A(o) paciente deve seguir os seguintes passos para ter segurança e bons resultados:
Para isso, certifique-se de que seu cirurgião plástico realmente possui o Título de Especialista em Cirurgia Plástica:
- Através do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br
- Através do site do Conselho Regional de Medicina
- A cirurgia deve ser realizada em hospital ou clínica que possua todos os recursos de
segurança. Devem estar presentes medicamentos, equipamento de anestesia, fontes de
oxigênio e outros gases, desfibrilador, materiais para reanimação, monitores entre outros. É
importante também que o local tenha gerador de energia para o caso de uma queda
inesperada da rede elétrica.
- Certifique-se de que o local escolhido tem autorização da Vigilância Sanitária (ANVISA) para
realização do procedimento proposto.
- O cirurgião não opera sozinho. Ele precisa de uma equipe completa formada por: cirurgião
principal, cirurgião assistente, médico anestesista, instrumentadora cirúrgica e enfermeira
circulante.
- A Lipoaspiração é uma cirurgia do contorno corporal e está indicada para a retirada de
gordura localizada. Aquelas gordurinhas que, mesmo com muito exercício físico e alimentação
correta, não somem.
- Lipoaspiração não é um tratamento para emagrecimento! Os pacientes devem estar com o
peso dentro do normal ou, no máximo, em sobrepeso. Pessoas com Índice de Massa Corpórea
(IMC) acima de 30 correm muitos riscos se forem submetidos à cirurgia e os resultados serão
muito limitados.
- A Lipoaspiração não trata flacidez de pele.
- O cirurgião solicita exames para garantir que o(a) paciente esteja apto para realização do procedimento e o(a) paciente deve ser avaliado por um clínico geral ou cardiologista para realização do Risco Cirúrgico.
- Existem limites de segurança tanto para o volume retirado quanto para a área a ser tratada.
Em geral, deve-se retirar um volume de, no máximo, 7% do peso do(a) paciente e atuar em, no
máximo, 40% da área corporal.
- Tenha objetivos bem definidos e confira com o médico se eles podem ser alcançados.
Cuidado com expectativas irreais. Fotos de antes e depois e grupos das redes sociais mostram
muitos resultados editados por aplicativos, filtros e efeitos de imagem, por isso não são nada
confiáveis.
- O médico precisa saber sobre suas doenças atuais e passadas, cirurgias anteriores, alergias, assim como todos os medicamentos ou substâncias que você está utilizando.
- A cirurgia plástica não substitui exercícios físicos e uma alimentação saudável, tanto antes
como depois da cirurgia.
- Cirurgias plásticas fazem parte de uma mudança de estilo de vida. O ideal é operar apenas
quando você já está acostumada(o) a um estilo de vida saudável que pretende manter por
muito tempo na sua vida.
- O cigarro é prejudicial à sua saúde e tabagistas podem ter complicações graves quando se
submetem a cirurgias plásticas.
- Siga corretamente as orientações do seu médico após a cirurgia. Uma boa evolução depende muito disso.
- Escolha um período de tranquilidade, um período de paz. Evite fazer cirurgias logo após mudanças na vida, tanto pessoais quanto profissionais. Escolha uma data que permita um período de repouso adequado no pós-operatório.