Fale
Conosco
Acompanhe nas mídias sociais

Glúteos: Aumento com Gordura




O desejo de ter glúteos maiores é uma característica marcante das mulheres brasileiras, por isso, todas as técnicas de cirurgias plásticas foram criadas no Brasil. Atualmente, glúteos mais evidentes também se tornaram motivo de desejo do público americano. Com a influência de celebridades e artistas latinas, esse formato de corpo se popularizou também nos Estados Unidos e os cirurgiões de lá, inclusive, batizaram a cirurgia de aumento de glúteos com gordura de “Brazilian Butt Lift” em reconhecimento aos cirurgiões brasileiros.

Os homens também buscam cirurgias para aumentar os glúteos e uma pesquisa científica mostrou que as mulheres admiram homens com nádegas bem torneadas. Existem diferenças nos formatos dos glúteos de homens e mulheres, por isso o Dr. Trufino sempre respeita essas características quando faz as cirurgias.

O aumento de glúteos com gordura também é chamado de Lipoenxertia de Glúteos, Lipofilling de Glúteos, Enxerto de Gordura nos Glúteos e Brazilian Butt Lift (BBL).



A melhor cirurgia plástica para aumento dos glúteos

O Dr. Juliano Trufino considera a gordura o melhor material para se aumentar o volume dos glúteos por diversas razões:

- A gordura é uma material natural e orgânico.
- A gordura é proveniente do corpo da própria pessoa.
- O tecido adiposo é rico em células tronco, células mesenquimais e fatores de crescimento que podem melhorar a qualidade dos tecidos onde é injetada, principalmente, a qualidade da pele.
- A cirurgia tem benefício duplo: melhora o contorno dos glúteos e também das áreas de onde a gordura foi coletada.
- Maior liberdade para esculpir a região glútea, porque a gordura é transformada em uma “pasta”, que o cirurgião injeta da forma que considerar mais adequada.
- Cirurgia sem cortes e sem descolamentos: todo o processo é feito através de pequenos orifícios e cânulas finas.
- Pós-operatório com poucas limitações.
- Rápida recuperação, com retorno precoce às atividades cotidianas.
- Possibilidade de reversão dos resultados, quando a gordura foi injetada no subcutâneo.



Para quem está indicada essa cirurgia?

Para homens e mulheres que desejam aumentar o volume dos glúteos ou corrigir depressões nessa região.

Uma das queixas mais comuns em ambos os gêneros é o afundamento da região lateral do quadril, que pode ser corrigido facilmente com a injeção de gordura na área.

Para ser candidato a essa cirurgia é necessário que a pessoa tenha acúmulo de gordura suficiente em alguma região do corpo.



Existe um limite de tamanho para os glúteos?

O que limita a Lipoenxertia Glútea é, principalmente, a quantidade de gordura existente para coleta. Porque, além de ser necessário ter uma área doadora adequada, a gordura retirada passa por um processo de preparo que sempre reduz o volume total final que poderá ser utilizado para injeção.

Além disso, o processo de injeção não pode criar “lagos” (bolas) de gordura. Ele é feito em camadas, com túneis de 2mm, que não podem se comunicar uns com os outros. Isso é importante para que as células enxertadas sobrevivam. Por isso, a espessura das camadas existentes na região glútea também é um importante fator que pode limitar o volume a ser injetado.



Pode fazer mais de uma sessão para o glúteo ficar maior?

Sim. Quando a pessoa deseja um bumbum bastante evidente, o cirurgião pode planejar mais de uma sessão. Como existe um limite máximo por sessão, em cada uma pode ser injetado esse volume máximo e o processo pode ser repetido quantas vezes for necessário, contanto que exista área doadora suficiente.

Embora seja possível criar nádegas muito grandes, é importante avaliar o corpo da(o) paciente como um todo para que uma harmonia sempre se mantenha.

Cada sessão planejada deve ser feita com, pelo menos, 3 meses de intervalo entre elas.



Pode usar gordura de uma pessoa para injetar em outra?

Essa pergunta é muito comum e a resposta é: não. A gordura é um tecido biológico e é específica para cada pessoa. A cirurgia só pode usar a gordura retirada do próprio corpo da(o) paciente.



O que fazer em pessoas muito magras que não têm área doadora?

Existem pesquisas científicas nas quais uma pequena quantidade de gordura é coletada e, depois, em um laboratório, as células são estimuladas e se multiplicar. A intenção é produzir grandes quantidades de gordura a partir de poucas células adiposas, o que permitirá o uso da Lipoenxertia de Gordura mesmo em pessoas muito magras.

Esse processo é chamado de Engenharia de Tecidos e, no momento, só existe em laboratórios de pesquisa. Acredita-se que em mais alguns anos estará disponível para uso na prática clínica.

No momento, os cirurgiões plásticos podem oferecer para as pessoas que não apresentam gordura suficiente o aumento com: implante de silicone ou preenchimentos injetáveis.




Como é feita a cirurgia?

O Dr. Juliano Trufino vai ouvir os desejos de cada paciente, fazer um exame físico minucioso e criar um plano de tratamento. A cirurgia pode ser feita em apenas uma ou várias sessões.

Quando se planeja mais de uma sessão, o cirurgião plástico decide qual será a região de coleta em cada sessão, a fim de preservar a área doadora para as cirurgias futuras.

A gordura é coletada através de uma Lipoaspiração e deve seguir todos os cuidados de segurança descritos na página Lipo Segura. Clique para saber mais. Quando essa cirurgia é realizada para coletar gordura, ela deve ser ainda mais delicada e suave que numa lipoaspiração tradicional. O cirurgião deve tratar as células com muito carinho e cuidado para preservar sua vitalidade. Os passos cirúrgicos são:

- Coleta da gordura através de pequenos orifícios e cânulas finas.
- Preparo da gordura no próprio centro cirúrgico. Esse preparo pode ser feito de diversas formas, sendo as mais comuns a centrifugação ou lavagem e decantação. O cirurgião possui máquinas e equipamentos próprios para isso.
- A gordura preparada é dividida em pequenas seringas.
- A gordura é injetada nos glúteos em diversas camadas através de micro cânulas.

O processo é bastante artesanal e exige muita habilidade. O Dr. Juliano Trufino costuma comparar essa cirurgia ao trabalho de um artista esculpindo uma obra de arte.



Cirurgia com duplo benefício

A Lipoenxertia tem duplo benefício porque retira gordura de onde existia um excesso e a reposiciona em um local onde ela estava faltando. Por isso, é uma das cirurgias que melhor trata o contorno corporal.

A gordura acumulada nos flancos (pneuzinhos), por exemplo, pode dar a impressão visual de que os glúteos são pequenos. Em muitas pessoas, a lipoaspiração dos flancos isoladamente já revela glúteos bonitos e com tamanho adequado, que só estavam escondidos pela gordura acima deles. Essa é a importância da avaliação de um cirurgião plástico experiente, que sabe identificar o que vai dar o melhor contorno corporal para cada paciente.



Abdominoplastia + Lipoaspiração das Costas + Lipoenxertia de Glúteos

Essa é uma das associações de cirurgias mais realizada pelo Dr. Trufino e é também uma das suas cirurgias favoritas. Ele considera que dessa forma consegue entregar um resultado mais amplo, harmônico e que valoriza o corpo 360°.



Associação com outras cirurgias

A Lipoenxertia pode ser associada a várias outras cirurgias, contanto que o tempo cirúrgico não fique muito excessivo. Isso será determinado individualmente, na consulta com cada paciente.



Como é o pós-operatório?

Como em toda Lipoaspiração, a recuperação é rápida e não existem muitas limitações. Recomenda-se usar uma malha de compressão, fazer sessões de drenagem linfática, não se expor ao sol, não fazer esforços e exercícios físicos, entre outros.

Pode dormir de barriga para cima ou para baixo, sem problemas. Apenas não é indicado dormir de lado durante 1 mês.



A gordura injetada é absorvida?

Com a técnica correta para coleta, preparo e injeção, a taxa de reabsorção costuma ser baixa, por volta de 30%. Essa cirurgia usa células vivas e, por isso, os resultados são bastante variáveis. Vão depender muito das características e das respostas de cada organismo.



A gordura injetada permanece igual para sempre?

A Lipoenxertia (Lipofilling) é uma manipulação de células vivas. O cirurgião plástico coleta essas células de um local e as transfere para outro, e elas continuam a se comportar de forma natural. Ou seja, se a pessoa engordar, elas vão aumentar de volume, e se a pessoa emagrecer, elas vão ter seu volume reduzido. Portanto, o resultado vai variar ao longo do tempo com a flutuação de peso da pessoa, como ocorre com o tecido adiposo do corpo inteiro.



Quando surgem os resultados?

O resultado do Lipofilling segue sempre um ciclo de eventos biológicos.

Logo após a cirurgia, existe um grande aumento de volume do local que recebeu a injeção. Esse volume é uma soma do inchaço, da solução de preparo utilizada durante a cirurgia e das células de gordura.

Depois de 2 meses, o inchaço e a solução são absorvidos e isso causa a primeira redução de volume.

Depois de mais 1 a 3 meses, as células de gordura, que são como saquinhos cheios de óleo, perdem seu conteúdo (esse óleo) e têm seu volume reduzido. Isso leva à segunda redução de volume.

Esse processo acontece porque as células passam por um estresse ao serem transportadas de um local para outro do organismo. Elas fazem esse processo para reduzir seu consumo de energia e garantir sua sobrevivência. Ou seja, embora elas tenham reduzido seu tamanho por terem perdido o conteúdo lipídico, elas permanecem vivas.

Depois de 1 ano do procedimento, as regiões operadas já passaram por todas as fases da cicatrização e seu metabolismo retorna ao normal. Nessa fase, as células transplantadas estão bem adaptadas ao seu novo ambiente e agora podem começar a coletar gordura da corrente sanguínea novamente.

Depois de 1 ano da cirurgia, a região que recebeu o enxerto de gordura passa a aumentar seu volume novamente. Por isso, a avaliação do resultado final deve ser feita apenas depois desse período.



Como garantir a segurança e os melhores resultados?

Para isso, é necessário seguir os “10 Passos para uma Lipoaspiração Segura” que foram descritos na página Lipo Segura. Clique e saiba mais.




Londrina-PR
Rua Borba Gato, 785 - Jardim América
(43) 3324-2907
São Paulo-SP
Unidade Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 5º andar Vila Olímpia
São Paulo-SP
Unidade Angélica
Av. Angélica, 2491, 9º andar - Consolação