Skinbooster é uma nova modalidade de tratamento usando o ácido hialurônico para hidratação da pele.
A tecnologia foi criada pela Galderma e o produto é chamado Restylane Skinbooster. Esse injetável é feito de ácido hialurônico; porém, nesse caso, as moléculas do ácido hialurônico não possuem cross-link, por isso, não causam efeito de volume como ocorre com o ácido hialurônico utilizado nos preenchimentos. O Restylane Skinbooster mantém apenas a capacidade de atrair água para o local onde foi aplicado.
O Restylane Skinbooster tem a função de hidratar a pele. Ele é hidrofílico, ou seja, tem muita afinidade pela água. Por isso, quando injetado na pele, ele atrai a água e todas as células ao seu redor são beneficiadas.
Esse efeito de hidratação melhora a qualidade da pele, ajuda na prevenção do envelhecimento e pode reverter rugas e marcas de expressão causadas pela desidratação celular.
A pele jovem possui turgor e viço característicos, e uma das razões para isso é a abundância de água nos tecidos. O Skinbooster ajuda a preservar a água da pele e a reverter sua perda.
Áreas muito expostas ao sol, ao vento e/ou ao frio também costumam ficar muito ressecadas e danificadas, por isso o tratamento também é indicado nesses casos.
Embora qualquer área do corpo possa ser tratada, os locais mais comuns são: face, pescoço, colo e as mãos.
A aplicação é feita no consultório, com anestesia tópica. O produto já vem pronto para ser utilizado, em uma seringa estéril própria e com uma agulha muito pequena e fina.
O médico aplica o produto bem superficialmente, porque onde o Restylane Skinbooster estiver, será o local que vai receber mais hidratação. E se ele for injetado mais profundamente, os efeitos serão menos perceptíveis. Acertar o plano correto exige habilidade do médico injetor.
Após o procedimento ficam diversas pequenas elevações na pele (bolinhas), indicando que o produto foi aplicado no local correto. Parecem várias picadas de mosquito que, em geral, desaparecem ao longo de 1 semana.
O tratamento padrão consiste em 3 sessões com intervalo de 1 mês entre elas. Depois o resultado será avaliado e o médico vai definir individualmente quando serão feitas as manutenções.