Fale
Conosco
Acompanhe nas mídias sociais

Rinomodelação




O que é Rinomodelação?

É o tratamento do nariz com injeção de preenchimento de ácido hialurônico. Um procedimento estético realizado em consultório, em que a(o) paciente já pode voltar para suas atividades logo após a aplicação.



Quais as indicações?

- Giba dorsal: aquele “ossinho” alto da parte de cima do nariz.
- Levantar a ponta nasal: “empinar” o nariz.
- Melhorar a projeção da ponta nasal: deixar a ponta mais alta.
- Definição da ponta nasal.
- Tratamento de pequenos desvios do nariz.
- Tratamento da retração das asas nasais.
- Tratamentos de pequenas irregularidades.
- Retoque pós-rinoplastia: melhorar resultados cirúrgicos.

A rinomodelação é indicada para pequenas correções estéticas do nariz. Os melhores resultados são para o tratamento do perfil nasal, ou seja, para melhorar a aparência do nariz visto de lado.

A principal indicação é para a giba dorsal (aquela elevação na parte de cima do nariz). O preenchimento consegue nivelar o dorso do nariz, deixando-o reto ou quase reto.

Em segundo lugar, pode ser usado para levantar a ponta (empinar o nariz), através de injeção de preenchimento entre o nariz e a face, o que amplia o ângulo entre eles. Outra estratégia é injetar o preenchimento na ponta do nariz, aumentando a sua projeção.

Às vezes, ainda conseguimos dar a impressão de afinar a ponta – criando pontos de luz que dão a ilusão óptica de que ela está mais fina.



A rinomodelação deixa o nariz maior?

Muita gente tem receio da rinomodelação por pensar que injetar um preenchimento pode deixar o nariz grande. Podemos sim, usá-la para aumentar um nariz muito pequeno, mas, na maioria das vezes, o resultado visual é a de redução do tamanho do nariz. Isso é determinado pelo tipo de ácido hialurônico utilizado, pela quantidade injetada, pelo local da aplicação e pela técnica escolhida pelo cirurgião plástico.

O procedimento trabalha as proporções e relações entre as subunidades do nariz. Ele faz também mudança dos ângulos e rotações de cada região nasal. Por isso, o resultado visual pode ser o de redução de tamanho, mesmo sem que nada seja retirado da estrutura nasal. A própria cirurgia de rinoplastia também usa esses artifícios, mas para isso inclui suturas e enxertos de cartilagem.




Qual o melhor tipo de ácido hialurônico para a rinomodelação?

Atualmente existem diversas formulações de ácido hialurônico, e cada uma delas tem uma função específica.

O nariz é dividido em subunidades e, para cada uma delas, existe um tipo de ácido hialurônico específico. Cada produto tem também efeitos específicos e - dependendo da área que será tratada - existe mais de uma opção que pode ser utilizada. Um médico especialista sabe os detalhes de cada produto e conhece as técnicas mais avançadas, por isso, é ele que pode fazer a melhor escolha.



A rinomodelação substitui a cirurgia?

Existem 3 tipos de abordagem cirúrgica: rinoplastia fechada, semi-aberta e aberta.

O cirurgião plástico indica cada tipo de rinoplastia de acordo com a complexidade de cada caso. Casos simples são resolvidos com a técnica fechada e, os mais complexos, com a técnica aberta.

A rinomodelação tem sido utilizada para os casos que geralmente fariam a rinoplastia fechada. Ou seja, os casos mais simples.

A cirurgia de rinoplastia continua a ser a melhor opção para os casos mais complexos e que precisam de maiores correções.



Durabilidade

O ácido hialurônico é um componente natural do nosso organismo e o próprio organismo produz uma enzima chamada hialuronidase que vai degradando o produto aos poucos.

Os resultados da rinomodelação duram em média 1 ano e meio a 2 anos, mas isso é variável para cada pessoa. Tem pessoas que precisam de manutenções com menor tempo, e alguns pacientes mantiveram os resultados por mais de 3 anos.



Segurança e reversibilidade

O ácido hialurônico já existe naturalmente no organismo, é biocompatível e causa poucas reações. Além disso, trata-se de produto reabsorvível pelo organismo. Tudo isso leva à segurança na sua utilização.

Outro fato importante é que, caso o paciente não goste do resultado, ele pode ser revertido com aplicação da enzima hialuronidase, que vai remover o produto injetado.

A rinomodelação é uma das aplicações mais avançadas do ácido hialurônico e exige um conhecimento muito grande de anatomia, fisiologia e das técnicas de aplicação. A habilidade do médico também é muito importante. Por ser considerada área de risco, recomenda-se fortemente que o procedimento seja realizado apenas por cirurgiões plásticos ou dermatologistas com treinamento adequado.




Londrina-PR
Rua Borba Gato, 785 - Jardim América
(43) 3324-2907
São Paulo-SP
Unidade Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 5º andar Vila Olímpia
São Paulo-SP
Unidade Angélica
Av. Angélica, 2491, 9º andar - Consolação