Os termos Minilipo e Hidrolipo são utilizados quando a cirurgia planejada vai retirar pequenos volumes de gordura e atua em apenas uma área do corpo.
Embora seja um procedimento de pequeno porte, continua sendo uma Lipoaspiração, e deve seguir todos os “10 Passos para uma Lipoaspiração Segura” descritos na página Lipo Segura.
Hidrolipo e Minilipo também são uma Lipoaspiração e, portanto, os riscos são os mesmos. Os cuidados são idênticos, independentemente da quantidade de gordura ou de quantas áreas serão tratadas. Quando realizadas por um cirurgião plástico, seguindo-se as normas de segurança, são cirurgias bastante seguras.
A Hidrolipo e a Minilipo são projetadas para tratar apenas uma área do corpo em cada sessão. Caso a(o) paciente tenha acúmulos de gordura em mais de uma região, podem ser programadas quantas sessões forem necessárias para tratar todas essas áreas.
Durante a consulta, o cirurgião plástico vai definir quantas sessões serão necessárias, qual a melhor sequência de áreas a serem tratadas e qual o intervalo entre cada sessão. Em geral, o planejamento é feito com intervalos de, pelo menos, 15 dias entre cada sessão.
A Hidrolipo e Minilipo seguem as mesmas técnicas e cuidados de qualquer lipoaspiração. Devem ser realizadas em ambiente cirúrgico adequado e com equipe completa. O tipo de anestesia vai depender de cada caso.
Como é um procedimento minimamente invasivo, a(o) paciente recebe alta logo após a cirurgia.
Como na maioria das Lipoaspirações, o pós-operatório costuma ser bastante tranquilo. Existem poucas limitações, como por exemplo, evitar esforços e exercícios físicos, não se expor ao sol e ao calor.
Recomenda-se uso de uma malha de compressão apropriada e sessões de drenagem linfática.
A maioria das(os) pacientes consegue voltar ao trabalho no dia seguinte ou poucos dias após o procedimento.