Fale
Conosco
Acompanhe nas mídias sociais

Mamilos: Redução ou Aumento




Os mamilos podem ser causa de incômodo para muitas mulheres e, inclusive para homens, existem cirurgias que permitem sua redução ou aumento. Elas podem ser realizadas isoladamente, ou em associação com outras cirurgias mamárias.

Para começar, precisamos definir o que é mamilo e o que é aréola.

Mamilo é aquele “biquinho” que se projeta para fora da pele. Em geral tem um formato cilíndrico ou, em alguns casos, esférico.

Aréola é o círculo colorido que circunda o mamilo. A aréola é plana e está em continuidade com a pele.

Tanto os mamilos como as aréolas podem ser reduzidos ou aumentados.



Redução dos Mamilos

Existem diversas técnicas para reduzir os mamilos. Sua escolha depende do que é necessário para cada caso. O mamilo pode ser reduzido em seu comprimento, no seu diâmetro ou em ambos.

Quando a paciente ainda vai amamentar, o cirurgião utiliza uma técnica específica para não comprometer os ductos que transportam o leite.



Aumento dos Mamilos

Os mamilos podem ser aumentados através da injeção de preenchimento de ácido hialurônico.

Outra opção é a injeção de gordura, coletada do próprio corpo da paciente.






Mamilos Invertidos

Algumas mulheres apresentam os mamilos invertidos, ou seja, eles ficam afundados e escondidos para dentro das mamas.

Isso ocorre por adesões e retrações dos ductos que estão dentro dos mamilos. O cirurgião plástico pode liberar essas adesões para tracionar os mamilos para o exterior. Em alguns casos, pode ser necessário injetar preenchimento de ácido hialurônico ou gordura para um melhor resultado.

A cirurgia de implante de silicone para aumento das mamas costuma ajudar na projeção dos mamilos invertidos para o seu devido lugar.



Redução das Aréolas

O desejo de reduzir as aréolas é muito comum. As aréolas podem ser muito grandes naturalmente, ou podem aumentar depois de uma gravidez nas mulheres, ou devido à Ginecomastia nos homens.

A redução pode ser feita isoladamente, através de um acesso ao redor das aréolas ou, então, durante uma Mastopexia ou Redução das Mamas.



Aumento das Aréolas

Algumas mulheres têm aréolas muito pequenas e desejam aumentá-las para criar mais harmonia com relação ao tamanho das mamas. Outras podem ter perdido suas aréolas por algum problema de saúde, como, por exemplo, o câncer de mama, no qual a Mastectomia retirou as aréolas como parte do tratamento.

Uma grande novidade foi a introdução do aumento ou reconstrução das aréolas através de tatuagem ou micropigmentação. Esse é um procedimento minimamente invasivo que utiliza pigmentos da cor da aréola de cada paciente para aumentar o diâmetro ou criar uma aréola totalmente nova. As técnicas estão bastante avançadas e conseguem criar até mesmo um efeito tridimensional (3D).

Caso não deseje utilizar a micropigmentação, a opção clássica de tratamento é o enxerto de pele. O cirurgião procura no corpo da paciente alguma região onde a pele seja mais escurecida, de onde ele pode retirar uma quantidade de pele suficiente para ser usada nas aréolas. A pele é coletada de um local e transferida para outro, seguindo as técnicas de enxerto de pele. As áreas doadoras mais comumente utilizadas são as pálpebras superiores e a região da virilha. A vantagem de se utilizar as pálpebras é que a paciente já faz uma Blefaroplastia, mas, para isso, é necessário que haja uma sobra de pele nessa região.




Londrina-PR
Rua Borba Gato, 785 - Jardim América
(43) 3324-2907
São Paulo-SP
Unidade Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 5º andar Vila Olímpia
São Paulo-SP
Unidade Angélica
Av. Angélica, 2491, 9º andar - Consolação