Harmonização facial, MD Codes e Beautification são os novos protocolos de tratamento para os preenchimentos de ácido hialurônico.
Eles foram desenvolvidos com base nas mais modernas e avançadas pesquisas científicas sobre estética facial. São muito semelhantes entre si e todos fazem parte da Otimização Facial, que já foi descrita em outra seção aqui do site.
Eles também seguem as novas descobertas sobre o que faz um rosto ser considerado bonito, tanto em homens quanto em mulheres – saiba mais na seção Desvendando a Beleza.
Nessa modalidade de tratamento, o cirurgião plástico se orienta pelas proporções áureas (Phi), pela sequência de Fibonacci e pelos novos estudos da anatomia facial para avaliar o rosto como um todo, na busca de um equilíbrio entre os diversos segmentos do rosto. O objetivo é trazer uma harmonia global ao rosto, de forma a manter a naturalidade, personalidade e individualidade de cada um. Uma face balanceada fica bela, leve e não deixa perceptível que o paciente recebeu um tratamento.
Protocolo de tratamento desenvolvido pelo cirurgião plástico Dr. De Maio em conjunto com a empresa Allergan. MD Codes significa: Medical Doctor Codes, ou Códigos Médicos, para deixar bem claro que o tratamento deve ser feito apenas por médicos especialistas (dermatologistas e cirurgiões plásticos).
O nome MD Codes é patenteado e implica seguir à risca esse protocolo, devendo obrigatoriamente ser utilizados os preenchimentos da marca Juvederm, com tecnologia Vycross, produzidos pela Allergan.
Essa linha inclui 5 formulações diferentes de ácido hialurônico: Volite, Volbella, Volift, Voluma e Volux. Cada uma delas foi desenvolvida para ser utilizada em regiões específicas do rosto e a sua escolha também leva em conta a profundidade que será injetada e qual o efeito desejado.
Os MD Codes tiveram grande sucesso na comunidade médica por definir com clareza e precisão uma forma segura e eficiente de se usar os preenchimentos faciais, com a seguinte padronização:
- divisão da face em unidades e subunidades
- camadas da face que devem ser tratadas
- dose mínima de produto a ser utilizada em cada área
- modo de deposição do produto: linear, bolus, microbolus, leque
- sentido da injeção: anterógrado, retrógrado
- instrumento a ser utilizado: agulha ou microcânula - e definição de tipo, calibre e
comprimento
- Estruturação: criação de pilares de sustentação da face em locais estratégicos.
- Contorno: demarcação das linhas que definem a face e realçam a beleza.
- Refinamentos: lapidar detalhes da face, como aumento e contorno labial, preenchimento do
“bigode chinês” e tratamento das olheiras.
A visão desse protocolo é tratar o paciente como um todo, e não focar apenas nas rugas e imperfeições. Por isso, os seus objetivos incluem:
- Tratamento de aspectos emocionais:
Redução dos atributos negativos: Parecer menos cansada(o). Parecer mais feliz. Parecer menos
flácida(o). Parecer menos brava(o)
Promoção de atributos positivos: Ficar mais atraente. Parecer mais jovem. Ficar com o rosto
mais angulado, mais definido ou afinado. Ficar mais feminina ou mais masculino.
- Prevenção e tratamento do envelhecimento
- Realçar a beleza
Conceito criado pelo cirurgião plástico canadense Dr. Arthur Swift, foi um dos primeiros protocolos avançados de tratamento com preenchedores. Esse cirurgião foi um dos pioneiros na utilização do Botox e do Ácido Hialurônico na medicina e contribuiu muito com sua criatividade e rigor científico.
Beautification, embelezamento em português, foi chamada por ele de BeautiPhication, para mostrar a importância das proporções áureas (Phi) no planejamento do tratamento. Foi desenvolvido com base nos estudos das obras de artistas renascentistas, em especial, Leonardo Da Vinci, cujas obras possuem uma beleza inquestionável e atemporal. Seu estudo mostrou que os artistas se baseavam nas proporções áureas e nas suas relações com a anatomia da face. A união desse conhecimento com as novas descobertas e novas tecnologias médicas levaram à criação da Beautification.
O passo fundamental da Beautification é uma criteriosa avaliação facial feita pelo cirurgião plástico, que com seus avançados conhecimentos da anatomia cirúrgica, pode definir tudo aquilo que já é belo na face da(o) paciente. Depois de verificar os pontos positivos, é possível definir aquilo que pode ser melhorado.
O tratamento procura otimizar as características individuais de cada pessoa, mantendo e realçando sua beleza natural.
Para entender melhor sobre esses tratamentos, visite as seguintes seções desse site: