Flancoplastia é a cirurgia plástica que trata a flacidez e o excesso de pele dos flancos, ou seja, a região lateral do abdome que se projeta para as costas no local popularmente chamado de “pneuzinho”.
Quando existe apenas acúmulo de gordura, a Lipoaspiração resolve bem o problema, mas no caso de flacidez ou excesso de pele, é necessário remover um fuso de pele desta região, o que é realizado através da Flancoplastia.
A Flancoplastia pode remover um fuso de pele apenas na lateral do abdome ou pode se prolongar até as costas, circunferencialmente. A decisão leva em conta a quantidade e a localização do excesso de pele. Junto com a pele, é retirada também a gordura que está abaixo dela e acima dos músculos.
Muitas vezes, a Flancoplastia é realizada em conjunto com uma Abdominoplastia e funciona como um prolongamento dessa cirurgia em direção às costas. Em alguns casos, a ressecção dá a volta completa no abdome e nas costas, e é por isso que essa associação é chamada de Abdominoplastia de 360°.
A cicatriz resultante fica logo acima dos glúteos, em uma posição que pode ser coberta por uma calcinha, uma cueca ou por roupas de banho.
Quando feita de forma circunferencial, a Flancoplastia causa uma elevação dos glúteos e ajuda no tratamento da flacidez nessa área. Quando indicada para levantar os glúteos, ela pode ser chamada de Lifting de Glúteos.
Também pode levar a uma melhora na flacidez das coxas e pode ser associada a um Lifting de Coxas para um efeito de 360° também nas pernas. Nesse caso, ela será um prolongamento da ressecção de pele que é realizada de forma transversal logo abaixo da prega inguinal, nas coxas, e segue para as costas, logo acima dos glúteos. Essa técnica foi descrita pelo Prof. Ronaldo Pontes, de quem o Dr. Juliano Trufino foi aluno. Com essa técnica existe melhora do contorno das pernas, dos flancos, das costas e dos glúteos.
A flacidez da lateral do tronco e da parte inferior das costas podem ser tratadas com a Flancoplastia. Pode ser associada ao Body Lifting para um tratamento bastante efetivo da flacidez das costas. Isso costuma ser realizado em pacientes que tiveram grandes perdas ponderais; geralmente, após uma cirurgia bariátrica.