A Elevação das Sobrancelhas é também chamada de: Lift de Sobrancelhas, Brow Lift ou, ainda, Cat Eyes ou Fox Eyes.
É um procedimento de pequeno porte, minimamente invasivo, de rápida execução e rápida recuperação. Pode ser feito isoladamente ou, então, associado à Blefaroplastia. Também pode fazer parte de um Face Lift.
É fácil descobrir se você precisa de uma Elevação de Sobrancelha: basta olhar no espelho e elevar com os dedos a cauda (parte lateral) da sua sobrancelha. Se você perceber que seu rosto ficou melhor, então você vai se beneficiar dessa cirurgia.
A elevação de Sobrancelhas é normalmente associada à Blefaroplastia, porque muitos dos pacientes que procuram uma cirurgia das pálpebras, na verdade, precisam da Elevação das Sobrancelhas. A flacidez dos tecidos da testa e da região ao redor dos olhos cria um excesso de pele nas pálpebras superiores e uma prega de pele na lateral dos olhos. Muitos se enganam pensando que é a Blefaroplastia que vai resolver, porém, essa cirurgia apenas retira o excesso de pele das pálpebras e, nesse caso, o excesso de pele veio de cima - da região da testa.
Cirurgiões inexperientes ou sem formação adequada podem se enganar na escolha da cirurgia e tentar resolver os problemas da região periorbital apenas com uma Blefaroplastia. Isso pode deixar as sobrancelhas muito baixas, olhar de cansaço e uma face menos atraente. É importante avaliar de onde veio a flacidez para promover os melhores resultados possíveis.
Nas mulheres, uma sobrancelha considerada atraente é arqueada e sua cauda (porção mais lateral) fica pelo menos 1cm acima da borda do osso da órbita. Já nos homens, a sobrancelha deve ser mais reta e margear a borda da órbita. Isso deve ser considerado no planejamento da cirurgia para manter a beleza de cada gênero.
Deve-se tomar cuidado para não elevar muito a porção mais medial das sobrancelhas, porque isso causa uma expressão indesejada de assustada(o) ou preocupada(o) no pós-operatório.
Uma avaliação precisa e planejamento cirúrgico adequado são os primeiros passos para um bom resultado.
Quando indicada em função do envelhecimento facial, geralmente é realizada após os 40 anos. Além disso, essa cirurgia pode ter indicação para melhorar o formato da sobrancelha e, depois que várias celebridades aderiram a ela sob o nome de Cat Eyes ou Fox Eyes, muitas jovens de 20 a 30 anos começaram a buscar esse procedimento. Elas desejam sobrancelhas bem arqueadas e elevação do canto lateral dos olhos.
Esse procedimento pode ser feito com fios de sustentação, mas é muito mais eficiente e duradouro quando é feito de forma cirúrgica.
O maior público são mulheres jovens que desejam realçar o olhar e ficar com aparência mais sexy.
Existe uma diferença na forma de operar quando o cirurgião deseja causar esse efeito. Quando a Elevação das Sobrancelhas está tratando os efeitos do envelhecimento, o sentido da tração é mais verticalizado, para cima. Quando está fazendo um Cat Eyes / Fox Eyes, o cirurgião faz a tração em sentido mais inclinado, em direção à lateral da cabeça.
A Elevação da Sobrancelha é uma cirurgia de pequeno porte, minimamente invasiva. O Dr. Juliano Trufino prefere realizá-la em hospitais para garantir o máximo em conforto e segurança. Em alguns casos, é possível utilizar uma clínica com toda a infraestrutura de segurança.
Dependendo da modalidade escolhida, sua execução pode levar 20 a 30 minutos.
Pode ser feita com anestesia local, anestesia local e sedação ou anestesia geral, de acordo com cada caso e com o desejo da(o) paciente.
Na maioria das vezes, a(o) paciente pode voltar para casa logo após o procedimento.
Existem 3 modalidades principais:
- Viñas-Castanhares: nessa modalidade, a incisão é feita logo acima da sobrancelha, na
transição entre os pelos e a pele da testa. A cicatriz costuma ficar bem escondida entre os
pelos. Não é indicada para quem tem muitas falhas nas sobrancelhas ou poucos pelos. É uma
forma mais simples e por ser uma área onde a pele tem bastante mobilidade, permite
elevação considerável.
- Pré-capilar: a incisão é feita na transição entre a pele da testa e o cabelo. Como a pele é
menos móvel nessa região, a elevação é mais discreta e necessita de uma dissecção maior da
testa em comparação com a anterior.
- Frontoplastia: geralmente realizada dentro do cabelo. É a modalidade de maior porte. Nessa
modalidade, além de elevar as sobrancelhas, o cirurgião pode tratar a musculatura da testa e
da glabela para aliviar as rugas dessas regiões. Age como se fosse um Botox de longa duração,
por reduzir a função muscular. Está indicada apenas para pacientes com idade mais avançada
e que possuam flacidez muito importante e rugas mais profundas.
A Elevação das Sobrancelhas também faz parte da Otimização Facial, conheça esse novo conceito aqui no site.