Botox é o nome comercial da toxina botulínica produzida pela Allergan. Por ter sido o primeiro produto a ser criado, virou referência, embora existam hoje novas marcas de toxina botulínica no mercado. Algumas são tão boas quanto o Botox e outras, nem tanto.
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria causa uma doença grave chamada de botulismo. O processo de produção do Botox é biológico e a aplicação requer muito cuidado e precisão, porque erros podem levar a complicações graves. Por isso, é recomendado que esse tratamento seja feito por médicos especialistas - como dermatologistas e cirurgiões plásticos.
A toxina botulínica atua por dificultar a comunicação entre os nervos e os músculos no local onde é injetada. Isso causa um relaxamento da musculatura. Assim, o cirurgião plástico consegue regular o funcionamento dos músculos da expressão facial.
O Botox está indicado para relaxar a musculatura da face, suavizando as expressões do rosto.
A principal indicação é a prevenção do envelhecimento facial, evitando que surjam rugas estáticas, que são aquelas que se mantém presentes mesmo quando o rosto está em repouso.
O Dr. Trufino sempre diz que “a melhor ruga é aquela que você nunca teve!”.
Por atuar nos músculos, trata as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando a pessoa faz expressões faciais. Isso vai evitar que elas progridam para as indesejáveis rugas estáticas, que são verdadeiros machucados na pele que se tornam uma marca definitiva com o tempo, como uma cicatriz.
Algumas rugas estáticas mais superficiais também podem responder ao tratamento logo na primeira aplicação. O interessante é que, quando a pessoa decide se cuidar e começa a fazer aplicações regulares do Botox, mesmo as rugas estáticas mais profundas podem desaparecer com o tempo. Isso acontece porque se interrompe o efeito de amassar a pele por contração muscular repetida e o próprio organismo consegue se regenerar, com produção de colágeno e recomposição da pele.
Ao contrário do que muitos pensam, o efeito do Botox não é deixar a face paralisada, sem expressões. O objetivo atual é apenas suavizar as expressões, mas sem eliminá-las.
Os cirurgiões plásticos descobriram formas de regular a função dos músculos da face e, com isso, conseguem elevar as sobrancelhas e abrir o olhar, por exemplo.
Um dos focos principais dos tratamentos faciais realizados pelos cirurgiões mais atualizados é tratar o paciente e não as rugas. Eles focam nas mensagens que a face emite e procuram trocar atributos emocionais negativos, como: cara de brava(o), triste, cansada(o) por atributos neutros ou até positivos como tranquila(o), feliz, bem-disposta(o).
Veja mais em: Otimização Facial e Desvendando a Beleza.
A qualidade da pele também melhora com o tratamento, porque com o relaxamento dos músculos, chega mais sangue trazendo mais oxigênio, nutrientes e removendo substâncias negativas da pele. Isso deixa a pele com mais viço e jovialidade.
Não existe uma idade mínima ou máxima. O Dr. Juliano Trufino geralmente indica iniciar o tratamento quando as rugas estão começando a se tornar estáticas. Isso ocorre por volta dos 30 anos, mas pode ser antes ou depois.
Também não existe limite superior de idade. Porém, em pacientes com rugas mais profundas, o resultado é mais limitado.
Muita gente diz: “ainda sou muito jovem para fazer Botox, vou começar quando estiver mais velha.” Isso é um erro, pois é muito melhor evitar que uma ruga se forme do que depois tentar removê-la. Em alguns casos, isso é até impossível. Mas a prevenção é sempre o melhor remédio.
Pela bula original dos produtos, o tratamento dura em média 4 meses. Esse tempo vai depender das características da pele de cada um e, principalmente, o quanto a pessoa fica fazendo caretas e forçando a musculatura. Quem força o tempo todo, está fortalecendo os músculos tratados, reduzindo o tempo de duração e o efeito do botox no seu rosto.
Quem faz o tratamento regularmente, em prazos de 4 a - no máximo - 6 meses entre as aplicações, tem os maiores benefícios para sua pele e, com o tempo, os músculos vão se acostumando a ficar mais relaxados e a duração do tratamento aumenta.
Outra recomendação importante é se policiar para não ficar forçando as expressões desnecessariamente. Faça expressões quando elas fazem sentido, mas não fique contraindo seu rosto quando estiver lendo ou assistindo TV, por exemplo, pois isso só machuca sua pele.
Quem faz Botox a intervalos regulares e cuida para não ficar forçando a musculatura, aumenta muito o tempo de duração, e é por isso que existem pessoas que só precisam aplicar novamente a cada 6 a 9 meses.
O valor do procedimento depende das áreas que serão tratadas e da quantidade de produto que será utilizada. Isso só poderá ser calculado após a consulta médica e exame físico.
A associação a outros tratamentos potencializa o efeito e melhora os resultados.
O Botox faz parte dos tratamentos de Otimização Facial. Clique e saiba mais.